Pular para o conteúdo principal

7 – Qual a melhor dieta para emagrecer?


A definição de dieta envolve o consumo habitual de alimentos. Diante do aumento do sobrepeso e obesidade, diversas dietas tem sido propostas para o emagrecimento saudável.

Talvez a maioria delas tenha como base a restrição de alimentos fonte de carboidratos, com foco no aumento da porcentagem de proteínas e gorduras na dieta. Em geral, podem ser chamadas de dietas restritivas, ou mesmo low carb.

Por que essas dietas funcionam?

A fonte básica de energia para manutenção das funções do corpo (inclusive cerebrais e musculares) é a glicose, molécula básica do carboidrato (ou glicídio). Ao deixarmos de fornecer esse nutriente, o corpo passa a acessar as reservas preferencialmente muscular e posteriormente de gordura do corpo. Esse processo de queima (catabolismo) leva à perda dos tecidos mencionados e de água, e conseqüente à perda de peso real.

Algumas curiosidades

Ao consumirmos carboidrato, este é absorvido no intestino delgado e abastece inicialmente à necessidade de glicose no sangue. O restante, em seguida, é armazenado sob a forma de glicogênio hepático (fígado) e muscular. Abastecidas as reservas (para o período de jejum/descanso), o excedente é armazenado, então, sob a forma de gordura, preferencialmente abdominal. As células de gordura não deixam de existir naturalmente, apenas por intervenções médicas, mas podem ser “esvaziadas” de seu conteúdo (daí a maior dificuldade de se perder peso na proporção da gordura corporal que se tem).

Principais limitações das dietas restritivas

Os principais aspectos a se observar quanto às dietas restritivas são:

  • Grande parte da massa perdida é massa muscular ou massa magra, também chamada de tecido ativo, já que quanto mais dela temos, maior nossa taxa de metabolismo, ou seja, mais energia se gasta!! A perda de tecido ativo tende a levar à diminuição do metabolismo e consequente tendência a voltar a engordar com facilidade.
  • Longos períodos de jejum podem ocasionar o aumento da resistência à insulina, perigoso a quem tenha tendência genética ao Diabetes, por exemplo.
  • A utilização de proteínas e gorduras para obtenção de energia é um processo bastante trabalhoso para o corpo e gera vários resíduos no corpo, entre eles uma grande quantidade de radicais livres, conhecidos por acelerarem o processo do envelhecimento celular.
  • Pode haver sobrecarga renal e hepática pelo consumo aumentado de proteínas e gorduras e pelos resíduos gerados também e um risco aumentado de inflamação pelo aumento dos lipídios (é preciso escolher bem os tipos e proporções também, além das fontes corretas).

Motivos da procura e adesão

Possivelmente, a enorme adesão a tais dietas pode ser atribuída a dois fatores: a perda rápida de peso, incluindo a vasta divulgação de casos “de sucesso” e a dificuldade de se manter um estilo de vida constantemente voltado à saúde.

Reflexão

De fato, a manutenção de hábitos de vida saudáveis continua sendo o melhor caminho para a manutenção do peso corporal. Dietas balanceadas associadas a exercício físico e descanso adequados, entre outros, mantêm o corpo saudável.

Dietas balanceadas com redução calórica moderada podem levar à perda de peso gradual e definitiva, além da melhora dos níveis sanguíneos dos nutrientes, sem sobrecargas e riscos elevados.

Precisamos mesmo emagrecer tão rápido  e a tão alto custo para nossa fisiologia?